quinta-feira, 21 de junho de 2012

Entrevista - NEW :D

 

Entao gente, resolvi inovar! :D

Fiz uma entrevista com um italiano que conheci, e que esteve em Salvador em Abril.
A minha intençao em fazer esse novo post, è para que voces vejam o que a experiencia de intercambio proporciona, indiferentemente da idade em que se faz o intercambio, e tambem o genero do intercambio. Seja escolar, ou universitàrio a experiencia e os aprendizados acontecem para todos!
Fazer um intercambio, è uma experiencia que exige muita coragem, e vontade de descobrir! Sem medo, e sem preconceitos! Como diz Caetano: " Caminhando contra o vento sem lenço e sem documento num sol de quase dezembro eu vou..." è mais ou menos isso, intercambio è troca, mudança, amadurecimento, conhecimentos... è deixar tudo que nao nos pertence para tràs! " Intercambio è uma vida em um ano"

Entao, espero que voces gostem dessa entrevista feita via internet! 

Quem sou eu? 

 Carolina Soares, 18 anos, estudante. Brasileira, natural de Salvador, e estudante de intercambio na  Italia, desde setembre, vivo em Monza, em Lombardia, provincia de Monza e Brianza.

Ora tocca a te! ( Agora è sua vez :D)

Voce poderia se apresentar?
O que voce acha de intercambio cultural?
Voce esteve no Brasil? Por quanto tempo e onde?
O que voce achou de Salvador?
Ir em um outro continente e ver a realidade de um pais sub-desenvolvido te impressionou? Ou seja, voce percebeu as diferenças de um pais onde nao existe um crescimento economico e populacional equilibrado?
Voce teve alguma dificuldade em se comunicar?
Voce poderia dizer 3 pontos negativos e outros 3 positivos sobre o periodo em que voce ficou no Brasil? .
Gostaria de voltar?
O que voce acha sobre o crescimento do Brasil?O que precisamos?
Sabe dizer alguma coisa em potugues? 

" Ciao! 
Sou Umberto Bendini, tenho 25 anos e  estou tentando entrar no mercado de trabalho cinematografico de Roma. Nasci em Bologna ( regiao no norte da Italia)  porèm vivi em Londres por alguns anos, e agora estou em Roma. Eu jà viajei muito, viajei quase toda Europa  e uma vez fui aos EUA.
Porèm o unico intercambio que eu fiz foi no Brasil, em Salvador, mes passado ( abril 2012) por 2 semanas!
Foi um intercambio cultural com uma escola de arte e tecnologia do Pelourinho, a OI KABUM
Pròxima semana 3 estudantes baianas vao vir a Roma. Penso que  visitar um pais estrangeiro em, um ambito que nao è aquele turistico, seja a melhor forma para ver as diferenças entre as culturas: poder fazer amizade com as pessoas do lugar, seguir os seus habitos e tradiçoes, visitar os lugares intimos que sò eles conhecem.
Salvador è uma cidade maravilhosa, muito acolhedora, porèm muito contraditoria tambèm. Foi a primeira vez que vi a realidade de um pais ocidental e nao economicamente solido como os paises europeus, ou por exemplo os EUA. Foi impressionante ver a beleza natural superior ao que vemos na Europa e ao mesmo tempo ver tanto desperdicio social, onde existe uma cultura tao gentil, feliz, aberta e viva... Existe tanto contato com a criminalidade, tanta desorganizaçao, sujeira e pobreza sem nenhum problema.
Nao me refiro a modernizaçao, mas nao creio que para melhorar se deva obrigatoriamente construir, me refiro a aceitaçao!
 Conheci meninos do suburbio, do nordeste de Amaralina, comi na casa deles alguns dos melhores pratos que comi na minha vida... Em meios a meninos que nao imaginam um futuro, nao porque sao pobres mas porque no horizonte tudo è parado, e atras de tudo isso o mar è uma grande cortina que esconde estradas distruidas e tanta desigualdade, è dificil ver que tanta simpatia e acolhença ( ta certo isso???) esconde tantos problemas... Tive muitos problemas em me comunicar, quase ninguem falava espanhol, italiano ou ingles, exceto quem queria vender droga, ( a gente ta com traficante poliglota agora?! ahahah) E uma noite fomos assaltados na Barra ( pra variar nè? :/). 
Mas eu tenho uma imagem muito linda da Bahia: Poderia ser um paraiso terrestre se somente tomasse uma decisao: ou modernzar como Miami, ou abandonar e virar tudo uma grande favela! As pessoas sao acolhedoras, a comida è otima, a natureza incontaminada... Mas existe sempre a sensaçao de desperdicio. Quero voltar para Salvador e passear com mais calma, talvez fazer um documentario. Ou  poder me encontrar atraves do sincretismo, uma coisa que me deixou maravilhado e com muita inveja dos baianos! Em portugues conheço algumas palavras: bonita, lindo, obrigado, brincadero ( eles quis dizer brigadeiro) ...! "

O que voces acharam? Achei o Umberto muito verdadeiro, e concordo com muitas opinioes! 

Espero o comentàrio de voces.  


Beijos mil 


Caro

Nenhum comentário:

Postar um comentário