domingo, 13 de maio de 2012

6 meses! Especial :D



 Hello minha gente!

Nesses 6 meses di Itàlia vou fazer diferente. Chega de falar das minhas atividades do mes, vou falar sobre meu novo pais: a ITALIA!!! 

A Itàlia è uma republica parlamentare situada no sul da Europa, è um pais que faz parte da Uniao Europeia, e sua moeda è o € euro. A capital è Roma, porèm Milao è considerada a capital economica, e o pais faz fronteira com a Suiça, Austria e França! .

O pais è divido em 20 regioes e dentro dessas regioes estao 2 ilhas ( Sardenha e Sicilia), mesmo que bem pequena, a Itàlia è cheia de cidades magnificas!

As regioes sao tantas, como voces veem nessa tabela:

Regiao Capital

Stemma Valle d'Aosta[RSS 1]

Aosta

Stemma Piemonte

Turim

Stemma Liguria

Genova

Stemma Lombardia

Milao

Stemma Trentino-Alto Adige

Trento

Stemma Veneto

Veneza

Stemma Friuli-Venezia Giulia

Trieste

Stemma Emilia-Romagna

Bolonha

Stemma Toscana

Florença

Stemma Umbria

Perugia

Stemma Marche

Ancona

Stemma Lacio

Roma

Stemma Abruzzo

L'Aquila

Stemma Molise

Campobasso

Stemma Campânia

Napoles

Stemma Apuglia

Bari

Stemma Basilicata

Potenza

Stemma Calabria

Catanzaro

Stemma Sicilia

Palermo

Stemma Sardegna

Cagliari 

 

Eu to na regiao da LOMBARDIA, no norte da Itàlia , e a capital da regiao è Milao :)

 Ainda nao vi muito desse pequeno porèm lindo pais!Entao, resolvi enumerar 6 qualidades, cidades, musicas e outras coisas desse meu novo pais...

Cidades que valem a pena visitar: 

  1. Roma

  2. Veneza

  3. Napole

  4. Palermo

  5. Florença

  6. Milao

Essas sao algumas das cidades " cliches" da Itàlia, mas antes do rotulo, a beleza e historia estao muito alèm! Infelizmente nao fui nao cheguei a ir no SUL da Italia, quem sabe nao vou em um dos proximos meses? ahahha Coloquei ROMA no 1° lugar porque è realmente LINDA, CIDADE SONHOO!

I Cibi = Comidas :)

Um bom italiano , gosta de comer! Comer na Itàlia è muito mais do que um simples ato ou necessidade, em MUITAS cidades è tradiçao, ( como assim?). Na Itàlia todas as refeiçoes sao bem " ricas" de alimentos e vinhos. De manha normalmente nao se come muito, uma xicara de cafè jà è o suficiente,  o almoço tambèm nao è uma refeiçao importante, geralmente se come qualquer coisa... POREM, o jantar! O jantar è a hora que mais se come em todo o dia. Pasta - Queijo - Carne - verdura - fruta - e doce! Tudo isso distribuidos em 2 primeiros pratos ( normalmente o primeiro prato è a pasta e o segundo è alguma verdura), depois fruta e depois doce. Quando tava fazendo muito frio, a minha mae aqui, fazia muita sopa tambèm.

Vou enumerar os 6 pratos mais " italianos" porèm, tenho que deixar claro que nao significa que fazem parte do meu gosto pessoal, e sim que fazem parte da gastronomia italiana ( muitos deles sao do norte, porque è onde eu vivo)!

Um prato tipicamente Milanese ( from Milao) è a POLENTA!

Eu particulamente nao gosto muito, porèm, aqui na minha regiao,  se come muito. O almoço de domingo muitas vezes tem a polenta no cardàpio :D

A polenta è  feita com milho, amido de milho. Pode ser servida com molho de tomate, com carne ou com queijo. Meu pai italiano, come com o queijo GORGONZOLA, aquele que tem mofo e tem um fedor horrrrrrivel! ahahhaa

A polenta deve ser cozida ( ou cozinhada?) em essa panela de ferro, para poder adquirir a consistencia justa!

Olha so o Gorgonzola ai

 Quer um pedaço? ( eca)

  I cannoli Siciliani! ( Canoles sicilianos)


Os Cannoles sao tipicos da Sicilia, regiao no SUL da Itàlia,   sao uma especie de "tubo" feito com massa pra fazer pastel, e dentro podemos colocar diversos recheios. Sao tipicos da Sicilia, e sao deliciosos! nham nham :p

O sul da Itàlia incluem as regioes mais tradicionais! Onde comer è apreciado por todos, e o ato de negar o proximo prato è visto como OFENSA! ahahhaha

O Sul tambèm incluem as regioes menos desenvolvidas da Itàlia, diferente do Brasil, aqui o NORTE è muito mais desenvolvido do que o sul. O sul è onde faz menos frio, a maioria das cidades sao banhadas pelo mar mediterraneo, e a vida segue mais tranquila! Os italianos do norte sao muito mais "frios" e egoistas do que os do sul, a Italia do norte tem muitas caracteristicas dos Paises do norte da Europa, e o sul tem muitas caracteristicas de alguns paises da America do Sul,ouvi relatos de brasileiros que moram là, a sicilia è um " pedacinho de Brasil". Um outro "problema" è em relaçao ao desenvolvimento social e cultural, as pessoas sao conservadoras e apesar de serem mais "abertas" do que os moradores do norte, vivem com a mente MUITO fechada.

Voltando a falar de comida... 


Na Sicilia, alèm dos Cannoles, eles sao famosos pela OLIVA , e o PISTACHE.

Pistache!

Cannoles de pistache sao deliciosos...

Ai que vontadeeeee!!! ahahahhaha

 To na Italia nè? Entao vamos começar a falar de PASTA?

A pasta aqui è sagradatipo nosso "arroz e feijao"... Existem diversos tipos de pasta

 

 Eu nao sei todos a memoria! ahahha

Alèm da pasta ao molho de tomate, tem um outro molho que eu amo!! " Pesto" que è uma especie de molho com verduras, queijos e folhas.

Outro simbolo gastronomico italiano è a PIZZA.

Dizem que a melhor Pizza da Itàlia, e a de Napoles. Napoles è uma cidade no sul, na regiao de Campanha, bem perto da Sicilia. A pizza napoletana è recheada de molho de tomate, e para ficar boa, precisa deixar a massa crescer bastante, por muitas horas.

Aqui na Itàlia, è 1 pizza para cada pessoa, uma pizza tamanho FAMILIA. ( Nem ouse falar que engordei muito...)

Juro que vou fazer um video ensinando como fazer a pizza, ok? ahahha

GELATOOOOO!!!

 

Uma marca do verao italiano, è o gelato. O gelato è o sorvete mais gostoso do mundooooo!!! Quando eu cheguei aqui, me viciei rapidao, è um sorvete de fruta, è muito cremoso, e tipo nao tem igual!

Focaccia :D

A Focaccia è um tipo de pao, muito tradicional aqui do norte, e muito bom! Existem varios tipos, a focaccia com oleo, a focaccia com queijo, e tambèm com cebola! Na  LIGURIA, regiao perto da Lombardia ( sempre no norte) è conhecida pelas focaccias!

 

 Aspectos da cultura e sociedade italiana

  1.   "Falar com as maos"

    Eu ja peguei essa mania, converso muito fazendo gestos, como qualquer italiano normal! ahahah



    Esse gesto seguido da frase " Ma che cazzo vuoi?" Significa que a pessoa ta fazendo uma pergunta, tipo " Que porra! O que vc quer?" hehehhehe
     

  2. Falar palavrao


    tà escrito na foto: " Dizer palavrao como se fossem conjunçoes" ahahahahha

    Sem duvidas, ao começar a aprender um idioma, a primeira coisa que se aprende sao os palavroes! Eu aprendi rapidinho. Hahahaha :p

    Na Itàlia è muito comum falar palavrao sempre, os adolescentes falam MUITO, e os pais tambèm. E geralmente eles estao com raiva, entao falam 129719237 palavroes em 1 segundo. ( Italiano vive com raiva!) Cazzo = significa o orgao reprodutor masculino, ou simplismente "porra" Minchia = o orgao reprodutor femininoFiglio di puttana = FDPVaffanculo = Va tomar no orificio anal. 
    Para traduzir " caralho" existem muitas formas, tipo: Porca puttana, porca troia, porca miseria ( esse è tipo desgraça) 
    ahahahha A aula de palavrao acabou! 


    Significa " Nao enche o saco" ahahaha

  3. Comer muito

    Aahahaha jà expliquei là em cima! 

  4. Gritar

    JESUS, italiano grita 24 horas! EM TODOS OS LUGARES, voltarei pro Brasil, muito surda!


  5. Patriostas DEMAIS ( Se um estrangeiro falar mal da Itàlia, a CASA CAI)

    Esse è um ponto que gostaria de explicar bem... Os italianos falam MUITO mal da Itàlia, sempre, porèm nenhum estrangeiro pode falar nada. Existe muita tensao sobre a relaçao da Itàlia com estrangeiros, principalmente os emigrados que veem do leste da Europa, chineses, indianos e aqueles que veem do norte da Africa. Existe sim, MUITO preconceito em relaçao aos negros. Eu nunca sofri nada disso, porque antes da minha cor a minha nacionalidade vale muito mais. Ou seja, conclui que o importante nao è a cor e sim de onde voce vem... Quando digo que sou brasileira todos sorriem, porem ja experimentei dizer que vim da Angola, e a reaçao da pessoa foi muito estranha!
    Os imigrantes vivem em uma condiçao muito ruim, e sao totalmente marginalizados.
    Aqui no norte, existe MUITO preconceito com que veio do SUL da ITALIA. Eles chamam de " terroni" que è um modo muito vulgar pra nomear os italianos do sul. Imaginem se nao poderia haver preconceito com estrangeiros, se ate os da mesma patria sao classificados e nomeados vulgarmente.
    A Itàlia ainda tem muito o que evoluir!!
    Preconceito è burrice!! 

    Preciso traduzir?


    Jà passou da hora de todo mundo entender isso! 

    Quero esclarecer que nunca sofri preconceito por causa da minha cor, porèm ja me perguntaram se no Brasil so tem PUTA, ou se as mulheres dançan nuas pela rua, como no carnaval do Rio. Diferente do Brasil, o preconceito na Itàlia nao se esconde, è totalmente visivel.
    Vamo evoluiiiir!!!

  6. 100% familia <3 

    A familia na Itàlia tem uma importancia muito grande, apesar de que os filhos sao geralmente bem mimados pelas maes. hahahaha meu irmaozinho Pietro, a palavra que ele mais diz em um dia è: MAMMAAAAA!! As familias sao grandes, e se reunem sempre em feriados e festividades. As familias aqui sao denominadas de acordo ao sobrenome, e os filhos levam somente o nome do pai. Minha familia è a familia " Bosisio" que è o sobrenome do meu pai. As familias italianas sao compostas por varias geraçoes, os idosos vivem muito mais aqui na Itàlia, e por isso o vovò e a vovo conseguem acompanhar muitas geraçoes. O meu nonno è lindo! E a minha nonna tambèm :D Jà percebi que aqui ( pelo menos na familia) quem comanda sao as mulheres! Minha mamma Antonella è a nossa capitã! E todo mundo tem obedecer a mamma, se nao a casa cai... ahahahaha E a nonna Anna è a capitã da famiglia!! 

    AMO MINHA FAMILIA ITALIANA <3 

     Musicas que fazem sucesso entre a galera

    1.  Ai se eu te pego ( Jà deu nèèèèèèèèèèèè???)

    2. Someone like you

    3. Welcome to St. Tropez

    Essa è a musica da balada!! 


    4. Party Rock 

    Essa musica foi sucesso! ( e ainda è :) 

    5.  Good Feeling 

    6. Titanium 

    Nao coloquei na lista, porèm Rihanna, Cris Brown, DAVID GUETTA , Pitbull, Usher, Beyonce, Eminem, Afrojack e muitos outros, fazem parte da playlist de qualquer jovem italiano! :D

     

    Se voces quiserem ouvir alguma coisa "made in Italy" tem muitos cantores bons, eu aconselho: LigaBue, Tiziano Ferro, Modà, ENTICS, Marracash e Emis Killa :)) 

     

    Entao gente, esse è um pouquinho do que vivi e aprendi nesses 6 meses. 

    Espero que voces gostem! 


    Un bacione dell'Italia!

     

    A presto, 

     

    Caro


     

     

     

     


Nenhum comentário:

Postar um comentário