terça-feira, 30 de agosto de 2011

Como tudo começou.


Comecei o ano de 2011 sem nenhuma perspectiva de viajar, ou algo parecido. Meu pensamento estava concentrado nos estudos, e na minha vidinha feliz (casa - colégio - namorar - Sair... ). 
Passei umas semanas na praia em janeiro, e logo no início de fevereiro começaram as aulas, tudo estava igual aos últimos 2 anos. Um belo dia, não sei se exato o dia da semana e nem a data, eu e algumas colegas de turmas estavamos indo embora, e vimos um cartaz da AFS. Eles estavam oferecendo uma bolsa de intercâmbio para a Itália, e as inscrições se encerravam no dia 28 de fevereiro. 
Utopicamente, eu e Ana Elisa, brincamos que iriamos pra Itália!
No dia 25 de fevereiro me inscrevi, mandei um texto curto, sobre " o que eu poderia oferecer ao novo país", algo assim... Escrevi algumas inverdades (rsrsrs), como disse anteriormente, me inscrevi sem esperanças, pura utopia, e com um toque de curtição também.
Haha, no dia 9 de março recebi um email do comitê AFS salvador, informando que eu faria uma prova 12 de março (sábado). Depois de curtir muito o carnaval... Fui fazer a prova. 
Uma redação boba, o tema bem simples " redes sociais e a influência na sociedade atual" (algo assim), por ser tão simples tive uma chuva de ideias!!!!
Mas, creio que escrevi bem ;)
15 de março, chego do colégio e me deparo com Verena ( voluntária AFS), ela veio fazer a entrevista com meus pais. Minha mãe foi muito sincera com ela, e meu pai, ficou aflito no início. Mas, eles sabem que a liberdade é o meu lugar... 
Lembro - me bem deste dia, Verena perguntou o que eu iria fazer na Itália, não hesitei em dizer que ia estudar e aprender tudo que puder, vivemos numa bolha muito grande. Explorar o (des)conhecido seria esse o meu objetivo! Verena, perguntou também o porque eu achava que deveria ganhar, se eu havia feito algo de diferente no Cefet. Fui bem sincera, não sei me auto - promover (com hífen ou sem?), e assim não disse nada. Mas, enquanto estavamos esperando o ônibus, comecei a falar sobre o projeto gentileza, projeto que eu e Renata, desenvolvemos em 2010 no Cefet, dentro da semana de tecnologia, com apoio da professora Diana (artes). Foi um projeto muito bonito, com 2 simples objetivos: Apresentar o profeta Gentileza (José Datrino) para a comunidade escolar, e resgatar os atos gentis dentro de nosso instituto. (Voltando para a Itália...)
Verena ficou surpresa porque não falei do projeto quando ela me perguntou se eu já havia feito algo de diferente... Eu não disse nada sobre o projeto, porque gentileza em minha vida algo muito maior do que uma simples " auto - promoção", é um modo de viver. Além, de qualquer barreira geográfica. 
Durante o resto da semana soube que uma menina era a que iria ser selecionada, pois, ela já estava por dentro do "universo AFS" e sabia, muito mais que eu. 
Minhas esperanças desceram pelo ralo... 
E na segunda - feira, dia 21 de março de 2011, após chegar do cinema com Gerry ( e dizer para ele no ponto de ônibus, que o resultado já devia ter saido, e que eu provavelmente não ganharia...), cheguei em casa e minha mãe me deu a notícia! (Sim, eu não tinha celular ainda)
Fiquei muito louca, sério, pirei demais!!!!!!!!!! Eu realmente não esperava.
E ao abrir o email vi  isso:



Fiquei louca ao ver que era verdade! 
E então, eu entendi o que o Quintana quis dizer com o poema " Das utopias"

" Se as coisas são inatingíveis... ora!
não é motivo para não quere-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
a magica presença das estrelas!
 " (Quintana, Mario.) 





Então, vamos sonhar mais... 

Grazie,

Carolina. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário